Comissão Científica é presidida pela neurologista Patrícia Canhão

SPAVC apresenta Comissão Científica para o triénio 2021-2023

Com a eleição de novos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) para o triénio 2021-2023, também a Comissão Científica (CC) desta Sociedade integra novos elementos, pretendendo-se um painel diversificado e multidisciplinar.

“A prevenção e tratamento da Doença Vascular Cerebral e das suas sequelas necessita da intervenção de múltiplas áreas da Medicina. Assim, para manter um elevado padrão de assessoria científica à SPAVC, é desejável que a Comissão Científica integre especialistas representantes dessas múltiplas áreas”, afirma Patrícia Canhão, que preside a CC deste triénio. “É por isso que é tão completa, incluindo peritos de várias especialidades”.

Os diferentes elementos que constituem a Comissão Científica têm reconhecido mérito científico na área da Doença Vascular Cerebral. A neurologista que lidera este grupo de profissionais refere que “são um valioso recurso da SPAVC, disponível para colaborar, sempre que a Direção o solicitar. Podem, por exemplo, ser convidados a pronunciar-se sobre questões científicas ou sobre emissão de pareceres relativos às suas áreas específicas”.

Um dos contributos principais desta Comissão Científica poderá ser a colaboração nas várias reuniões científicas que a SPAVC organiza, particularmente no Congresso anual (Congresso Português do AVC). “Os seus elementos podem ser convidados a participar na realização dos programas, sugerindo temas, preletores, revendo resumos de trabalhos submetidos, realizando palestras. A Direção da SPAVC poderá também solicitar à Comissão Científica, ou seus elementos, a colaboração para a realização de recomendações, de conteúdos científicos ou educacionais”.

Dado o progresso científico no tratamento da Doença Vascular Cerebral que temos vindo a observar nos últimos anos, Patrícia Canhão reforça ainda que “uma Sociedade Científica como a SPAVC tem que manter os mais elevados padrões de acordo com a melhor evidência científica, e em estreita sintonia com as organizações internacionais em que está afiliada, como a European Stroke Organization e a World Stroke Organization”. Acrescenta que, em Portugal, “a SPAVC tem-se afirmado como um nobre veículo de divulgação do conhecimento científico. Espera-se que o continue a ser nos próximos anos, é esse o seu compromisso”.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Raio X