7 e 9 de março

Sono seguro e intimidade do casal na gravidez em destaque nas Conversas com Barriguinhas

Nos próximos dias 7 e 9 de março, por volta das 17 horas, as Conversas com Barriguinhas realizam sessões online para grávidas dedicadas à intimidade do casal na gravidez, à paternidade e ao sono seguro e descansado. As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

As relações sexuais durante a gestação são, para muitos casais grávidos, um assunto tabu, que esconde muitas dúvidas e receios. Assim, no dia 7 de março, a psicóloga Ana Afonso, do TEU Centro, vai abordar alguns dos principais mitos sobre a sexualidade na gravidez e pós-parto, e ainda esclarecer questões sobre as alterações emocionais e hormonais que tomam conta da disposição e do corpo da mulher.

Com o Dia do Pai quase aí, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Queila Guedes vai falar sobre o papel da figura paterna na gravidez, parto e pós-parto. Ainda nesta sessão, está programada uma aula prática de pilates com a personal trainer Sandra Sousa, que vai partilhar dicas de como praticar esta modalidade em casa durante a gravidez.

Já no dia 9 de março, o sono seguro do bebé e da grávida estão em foco na sessão online. Na fase final da gravidez, a dificuldade para dormir pode começar a sentir-se devido ao crescimento da barriga e aos constantes movimentos do bebé. Por isso, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Bárbara Sousa estará presente na sessão para explicar como ter um sono descansado na gravidez e ajudar as famílias na preparação para o pós-parto.

Durante o primeiro ano de vida, o bebé pode sofrer da síndrome de morte súbita do latente, sendo este um dos grandes medos dos pais nesta fase. Luciana Rodrigues, enfermeira especialista em Reabilitação Respiratória, vai elucidar os pais sobre como prevenir este fenómeno e promover um sono mais seguro para o bebé.

A Crioestaminal vai também estar presente em ambas as sessões, representada pela responsável do departamento de Investigação e Desenvolvimento, Carla Cardoso, e pela conselheira em Células Estaminais Sofia Figueiredo, que vão apresentar as potencialidades e aplicações terapêuticas das células estaminais do cordão umbilical do bebé e a importância de guardar estas células.

Além do conjunto de descontos dos parceiros da iniciativa a que todos os inscritos vão ter acesso, uma das grávidas participantes nas sessões de março vai receber uma mala de maternidade.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay