Covid-19

Solução integrada para otimização do uso de ventiladores inicia fase de testes

O Health Cluster Portugal (HCP) está a dinamizar o projeto CovidVentilSupport, uma solução integrada para suporte clínico especializado à operação de ventiladores, cujos testes operacionais já arrancaram.

Esta solução digital integra uma plataforma de conteúdos técnicos online e uma linha telefónica dedicada para esclarecimento de questões relacionadas com ventiladores. Desta forma, os profissionais de saúde têm a oportunidade de obter formação e esclarecer dúvidas sobre a operação destes equipamentos de forma remota, recorrendo a uma bolsa de médicos especializados nos diferentes modelos disponíveis. No Serviço Nacional de Saúde existem ventiladores de diversos fornecedores e modelos, tornando complexa a rotatividade na sua operação.

A utilização dos equipamentos de ventilação mecânica invasiva, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, se prevê necessária em cerca de 5% dos casos da COVID-19, requer recursos humanos adequadamente habilitados e treinados, num processo que pode ser longo e exigente. De acordo com Patrícia Patrício, Knowledge and Intelligence Manager do HCP, “este projeto surgiu como resposta a uma necessidade transversalmente identificada pelos profissionais de saúde na linha da frente do combate à COVID-19 - a da operação de ventiladores - numa altura em que se colocava a possibilidade de exaustão de recursos humanos devidamente treinados. No atual contexto a utilidade desta solução continua a ser validada pelos profissionais enquanto ferramenta instrumental de prevenção para eventuais novas vagas, por exemplo.”

Os testes de implementação do projeto estão a ser desenvolvidos pelo 2CA-Braga e envolvem profissionais de saúde que estão a colaborar com o Centro de Medicina Digital P5, responsável pelo desenvolvimento da solução integrada. O projeto foi recentemente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Fundo de Emergência COVID-19.

O HCP, no seu papel de agregador das entidades do setor da saúde, e tendo a área da saúde digital como uma das suas apostas estratégicas, foi capaz de, também neste contexto da pandemia de COVID-19, promover sinergias entre muitos dos seus associados, nos domínios das tecnologias médicas e de saúde digital para responder às necessidades identificadas no âmbito da COVID-19.

O projeto é promovido pelo HCP e desenvolvido pelo Centro de Medicina Digital P5 e 2CA-Braga, contando ainda com a participação dos parceiros, associados do HCP, Fraunhofer Portugal, Promptly, Centro Hospitalar Universitário São João, Plux, Medtronic e HealthySystems.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock