3500 colheitas por dia

Solução de agendamento de exames permite aumentar capacidade de testagem da Cruz Vermelha Portuguesa

Numa altura em que os testes são uma etapa crucial no controlo da pandemia, a empresa portuguesa Penguin Formula lançou a solução SnapTest, uma nova tecnologia de teste COVID-19 que está a ser implementada em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), e que permite aos utilizadores agendar, reservar e receber os resultados diretamente no seu dispositivo móvel ou desktop. Implementado em dois dias, o SnapTest da Penguin Formula permitiu à Cruz Vermelha Portuguesa aumentar a capacidade de testes, na região de Lisboa, para 3.500 testes (colheitas e análises) por dia.

A CVP tem um posto fixo em Lisboa com duas linhas ‘drive-thru’ em que o utente não precisa sair do carro e, quatro linhas ‘walk-thru’. O Snaptest permite à CVP ter um sistema de agendamento online e offline (utilizado por enfermeiros e staff). Podem inserir os resultados e fazer uma clara gestão dos espaços disponíveis, na testagem dos dois tipos de teste: o Teste Molecular e o Teste de Antigénio de Leitura Rápida (15 minutos).

Segundo Miguel Santos, coordenador de TI da CVP CNE (Coordenação nacional de emergência), a “utilização do SnapTest possibilitou à Cruz Vermelha Portuguesa substituir tabelas e formulários comuns, por um software integrado que permite ter toda a informação centralizada e segura”. “A forma como a plataforma foi construída permitiu a integração com a nossa plataforma interna existente e sermos capazes de analisar dados diretamente”, acrescentou.

O fator diferenciador deste teste é poder ser utilizado fora do edifício hospitalar e dependendo do tipo de teste, os resultados serem entregues em 15 minutos a até 48 horas. A colaboração com a CVP é a primeira instância a ser replicada para fornecer resultados de teste mais rápidos e melhorar as capacidades de teste em pontos de atendimento em tempos tão incertos da atual segunda vaga.

Características do SnapTest da Penguin Formula

Dotar as organizações de saúde de novas tecnologias que ajudem a conter a disseminação da COVID-19 é uma das prioridades da Penguin Formula e das autoridades de saúde pública. Os testes continuam a ser uma etapa crucial no controle da pandemia pela COVID-19.

O SnapTest faz parte da ferramenta de gestão de recursos de saúde da Penguin Formula, o Critical Planning Solution (CPS). Especialmente concebida para gestão de espaços hospitalares, Unidades de Cuidados Intensivos e stock de equipamento relacionado com a tecnologia impulsionada por Inteligência Artificial, as entidades de saúde podem otimizar e automatizar processos (ou seja, reserva de camas de UCI’s no hospital mais próximo por meio de dispositivos móveis, etc.). As soluções são projetadas tendo conta o cumprimento com o Regulamento Geral da Proteção de Dados (Europa).

O SnapTest da Penguin Formula foi projetado para dar suporte a centros de testes e outros recursos das organizações de saúde. Com uma implementação rápida e sólida, o SnapTest pode ser lançado em poucos dias e é facilmente adaptável para suportar um grande número de testes e vários locais.

Fonte: 
Viewpoint PR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay