Bolsas

Sociedade Portuguesa do AVC promove investigação em doença vascular cerebral

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) anuncia a abertura do período de candidaturas a duas Bolsas de Investigação em Doença Vascular Cerebral, até ao dia 12 de janeiro de 2020. Esta iniciativa destina-se a financiar, parcial ou totalmente, os dois melhores projetos de investigação científica nesta área, atribuindo o montante de 5.000 euros a cada um dos trabalhos selecionados.

Para além da habitual Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral, atribuída periodicamente pela SPAVC, no presente concurso será atribuída uma segunda bolsa de investigação extraordinária, com o mesmo valor, por ocasião da celebração do 15.º aniversário da Sociedade.

De acordo com os regulamentos dos dois concursos, os projetos terão uma duração máxima de dois anos iniciada no momento de atribuição da Bolsa e terminada no momento em que seja entregue o relatório final em formato de artigo científico. Note-se ainda que apenas serão admitidos projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelos menos parcialmente, em instituições portuguesas.

O presidente da Direção da SPAVC, José Castro Lopes, a quem caberá presidir igualmente ao júri incumbido da avaliação dos trabalhos a concurso, sublinhou que, na apreciação dos mesmos, “o júri terá em conta o interesse da candidatura, bem como o mérito científico dos candidatos e Instituições participantes, de acordo com uma grelha de avaliação com critérios bem definidos pela SPAVC”. O especialista explicou também que, após a divulgação da atribuição da Bolsa, “a Direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado”.

O regulamento estipula ainda que os resultados finais dos projetos deverão ser apresentados em reuniões da SPAVC e publicados, no prazo de dois anos, em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico.

Apelando à apresentação de candidaturas, o Prof. Castro Lopes frisou que “a investigação nesta área é extremamente necessária, uma vez que o AVC é a primeira causa de mortalidade e incapacidade em Portugal”, destacando ainda o papel da valorização científica na internacionalização dos trabalhos nacionais.

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 12 de janeiro de 2020 e fazer-se acompanhar de um descritivo pormenorizado do trabalho a realizar, enviadas por via eletrónica à Direção da SPAVC ([email protected]) em formulário disponível no website da SPAVC (www.spavc.org).

Os vencedores da “Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral 2019” e da “Bolsa de Investigação 15 anos SPAVC” serão anunciados na sessão de encerramento do 14.º Congresso Português do AVC, que terá lugar de 6 a 8 de fevereiro de 2020, no Porto.

Fonte: 
SPAVC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SPAVC