Pandemia

Sociedade Portuguesa de Reumatologia cria plataforma para registo de doentes reumáticos com Covid-19

O Registo Nacional de Doenças Reumáticas – Reuma.pt – desenvolveu uma plataforma específica de registo de doentes reumáticos com Covid-19 para melhor estudar estes doentes que apresentam riscos e particularidades específicos.

Perante a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), através do Reuma.pt, deu prioridade à compreensão de como é que este vírus afeta os doentes reumáticos e em particular se as terapêuticas imunomoduladoras (corticoides, csDMARDs, bDMARDs, tsDMARDs) influenciam a evolução da infeção.

Assim, o Reuma.pt desenvolveu em tempo recorde um formulário específico para registo da infeção por SARS-CoV-2 em colaboração com a EULAR-COVID-19 Database. Este formulário contém os mesmos campos que o registo europeu e os casos serão partilhados, de forma segura e anonimizada, com a plataforma europeia que por sua vez irá alimentar o registo global de doentes reumáticos COVID-19 Global Rheumatology Alliance (rheum-covid.org).

“Os dados têm de sair das salas da Direção-Geral da Saúde para a comunidade científica e com isto a SPR garante dados nacionais de qualidade relativamente a doentes reumáticos com Covid- 19”, afirma Luís Cunha Miranda, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

O conhecimento dos dados nacionais e a partilha com os outros países europeus, no âmbito da EULAR (European League Against Rheumatism), tem sido desde sempre uma estratégia da reumatologia portuguesa, através do Reuma.pt. “Neste caso pudemos, em um curto espaço de tempo, responder às dúvidas clínicas e à necessidade de informação que esta pandemia nos impõe”, explica Luís Cunha Miranda

 

 

Fonte: 
PR Influencer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay