«Son(h)o de Uma Noite de Verão»

Sociedade Portuguesa de Pneumologia recomenda oito dicas para dormir melhor

Ao contrário do que desejamos, as férias nem sempre são sinónimo de descanso. Aparentemente representam uma oportunidade para pôr o sono em dia, mas na realidade não é isso que acontece.

Alguns estudos sugerem que no Verão dormimos menos e pior. De acordo com Susana Sousa e Sílvia Correia, representantes da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, vários motivos podem explicar este “fenómeno”: “A temperatura atmosférica mais elevada, a ausência de regras relacionadas com a pressão dos horários escolares ou laborais, as atividades de férias com maior número de distrações noturnas podem prejudicar o sono nas férias de verão, assim como o facto de dormirmos num colchão diferente e com uma almofada à qual não estamos habituados”. Por outro lado, e para quem opta viajar para zonas mais distantes, a própria diferença de horários pode alterar os hábitos de sono.

No entanto, um sono de qualidade e em quantidade deve ser uma prioridade ao longo de todo o ano e isso inclui o período de férias. “Este alerta é válido para adultos e para crianças e adolescentes que apresentam maior tendência a perturbações do ritmo circadiano”, adiantam as duas pneumologistas que, na sua atividade clínica, se dedicam em especial à patologia respiratória do sono.

Para que possamos regressar ao trabalho e à escola com baterias renovadas, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia recomenda oito digas que podem ajudar a dormir mais e melhor no verão, sobretudo no período de férias:

  1. Manter os horários regulares próximo da rotina
  2. Evitar os jantares pesados tardios, com álcool e cafeína
  3. Preparar o quarto e adequar a temperatura (temperaturas muitos quentes prejudicam o sono)
  4. Exercício físico regular – sobretudo ao ar livre – aproveitar o bom tempo para uma atividade física que junta o exercício e a exposição a luz solar será o ideal.
  5. Exposição a luz no início da manhã pode ajudar a regular o ciclo de sono-vigília
  6. Evitar a exposição a luz azul a noite (a ausência de pressão do horário de despertar com o horário escolar de manhã facilita a utilização de videojogos durante o período da noite por crianças e jovens)
  7. Dormir 7-8h de sono, para que consiga usufruir das férias da melhor forma possível.
  8. Evitar dormir com telemóveis ou outros dispositivos móveis na mesa-de-cabeceira.

 

Fonte: 
RXConsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay