30 de maio em Linda-a-Velha

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde realiza nova sobre vacinação em Universidade Sénior

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em parceria com a biofarmacêutica GSK, organizam no próximo dia 30 de maio, entre as 11h e as 12 horas, na Universidade Sénior Nova Atena, em Linda-a-Velha, uma sessão focada na vacinação no adulto. A iniciativa tem como objetivo alertar para importância da vacinação enquanto fator crítico de sucesso para uma longevidade com qualidade de vida.

“O que são as vacinas?”, “Qual o impacto da vacinação?”, “Imunossenescência”, “Programa Nacional de Vacinação no adulto” e “Vacinas do adulto extraprograma nacional de vacinação - quais as vacinas recomendadas e porquê?” serão alguns dos temas abordados. A sessão estará a cargo da Dra. Raquel Ramos, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, também responsável pela sessão realizada no dia 19 de maio, em Queluz.

“Esta iniciativa reflete aquela que é a nossa principal missão: desenvolver competências e literacia em saúde à população. Nestas duas sessões vamos ter oportunidade de esclarecer utentes de duas universidades sénior sobre a importância da vacinação ao longo da vida, particularmente na idade adulta, como uma estratégia de prevenção e manutenção da qualidade de vida. Sabemos que em Portugal a qualidade de vida após os 65 anos é apenas de cerca de 6 anos, e numa altura em o sistema imunitário mostra as suas debilidades, é preciso levar mais conhecimento sobre a importância da vacinação. Acreditamos que as pessoas em Portugal podem melhorar a sua qualidade de vida após os 65 anos e a literacia em saúde é deveras importantes”, explica Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS.”

Já Neuza Teixeira, diretora médica da GSK Portugal, considera que “a educação e a literacia em saúde são ferramentas essenciais para que a população saiba que comportamentos e estratégias adotar para viver mais e melhor, facilitando inclusivamente o trabalho dos profissionais de saúde, pois uma população esclarecida compreende melhor as recomendações de tratamento ou de prevenção que lhe são feitas”.

A esperança média de vida deverá aumentar 4,4 anos até 2040, quando comparada com a de 2016, estima o Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME). Além disto, espera-se que o número de pessoas acima dos 60 anos supere o número de pessoas entre os 10 e os 24 anos em 2050 e que, em 2100, quase 30% da população tenha 60 ou mais anos. A tendência será para que a proporção de população envelhecida continue a aumentar ao longo do tempo.

Uma longevidade com qualidade é fundamental para o sucesso social e económico da sociedade. A vacinação tem, por isso, um papel fundamental, ao contribuir para a proteção da população mais vulnerável. Ao reduzir ou eliminar doenças infeciosas graves, as vacinas são consideradas um dos avanços mais importantes da medicina moderna. Mais de 1,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas melhorando a cobertura de vacinação global, apontam os dados apurados pela Vaccines Europe. Estima-se ainda que a vacinação salve até 5 milhões de vidas em todo mundo, por ano.

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock