Distinção internacional

Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo nomeia Unidade para formação internacional

Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas acaba de ser nomeada "Teaching Center" da Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (Société Européenne de Chirurgie de l’Epaule et du Coude - SECEC), tornando-se no único centro do país com esta credenciação.

Segundo António Cartucho, coordenador da Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas, “ser considerado "Teaching Center" desta que é a sociedade científica europeia mais prestigiada, na área do ombro e cotovelo, revela o reconhecimento da excelência da prática clínica, da atividade científica e da capacidade de ensino prático e teórico na área do ombro e cotovelo do Hospital CUF Descobertas”.

Para ser membro da SECEC é necessário preencher um exigente formulário curricular, requisito este que é cumprido por todos os Cirurgiões ortopedistas do núcleo do ombro e cotovelo do Hospital CUF Descobertas: “Desde há 15 anos que temos um programa de fellowship pelo qual passaram mais de 30 cirurgiões nacionais e internacionais”, revela o ortopedista. Trata-se de um estágio, com a duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano, onde é dada formação teórica e prática na área de cirurgia do ombro e cotovelo. Para tal, os fellows participam em todas as atividades do Hospital: desde a consulta, às cirurgias, às urgências que chegam ao Atendimento Permanente, às reuniões clínicas, até ao trabalho de investigação, com a produção de um trabalho científico para publicação.

“Agora, por sermos um centro credenciado pela SECEC, todos os cirurgiões ortopédicos europeus, com interesse na área do ombro, podem estagiar num centro credenciado em Portugal. Para tal terão de apresentar a sua candidatura através da SECEC preenchendo os requisitos necessários”, informa o coordenador da Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas.

 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock