Europacolon alerta

Situação das colonoscopias em Lisboa não está totalmente resolvida

A Europacolon Portugal - Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, alerta novamente para a situação da falta de acesso eficaz da população da zona da Grande Lisboa a colonoscopias com sedação, apesar da divulgação hoje dos dados da Administração Regional de Saúde que revelam um aumento de 17% da realização desses exames na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

Na zona da Grande Lisboa, os locais para a realização de colonoscopias passaram de dois para 37, segundo informação divulgada pelo Ministério da Saúde em Setembro de 2015. Contudo, passados cerca de cinco meses deste anúncio, cerca de metade das 37 novas entidades prestadoras que integraram a rede de convencionados do Serviço Nacional de Saúde ainda não se encontram a realizar os exames. Contactadas por telefone pela Europacolon Portugal entre os dias 3 e 4 de março, apenas 21 entidades da zona denominada “Grande Lisboa” (que inclui Caldas da Rainha, Alcobaça, Torres Novas, Leiria) se encontram a fazer marcações de colonoscopias com sedação através de prescrições pelo Serviço Nacional de Saúde e destas, apenas 15 aceitam marcações para os meses de março e abril. Outras seis têm atualmente uma lista de espera que ultrapassa os dois meses.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.