Museu do Oriente preparou um programa com três atividades focadas na saúde e bem-estar

Setembro é mês de Saúde e Bem-estar com yoga, plantas medicinais e mindfulness

O final das férias e o regresso ao trabalho trazem de volta rotinas e stress. Para contrabalançar isso, o Museu do Oriente preparou um programa com três atividades focadas na saúde e bem-estar: um curso de oito semanas sobre o Mindfulness, um workshop online dedicado ao Hatha Yoga e ao Yoga Nidra, e outro que apresenta as plantas medicinais do Ayurveda.

O convite para alinhar o corpo e a mente com os ritmos da natureza é feito através do workshop Yoga para o Outono. Uma sessão que se realiza a 18 de setembro, Sábado, e que integra práticas de Hatha Yoga e Yoga Nidra, direcionadas para a estação outonal que está prestes a começar, de forma a melhor acolher a sua chegada e a perceber como adaptar o corpo e a mente às transformações externas.

Da mesma forma que todos os animais e plantas na natureza se adaptam às estações do ano, os seres humanos também têm essa necessidade. O Outono é uma estação que incentiva a libertação de tudo aquilo que já não serve, e que prepara para o recolhimento e interiorização do final do ano. O Yoga é uma prática que ajuda neste sentido.

No dia 18 de setembro, de manhã, também se realiza o workshop Plantas Medicinais do Ayurveda, que conta com o apoio da Embaixada da Índia e que vai dar a conhecer as principais aplicações destas plantas e conceitos como sabor, qualidade e potência.

Esta sessão promete uma viagem no tempo até o século XVI, tendo como cenário a Índia, e convida a revisitar a obra do naturalista Garcia de Orta à luz do texto ayurvédico Bhāvaprakāśa.

A terceira experiência dedicada à saúde e bem-estar é o curso Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), que ensina os participantes a desenvolverem competências de gestão de comportamentos, emoções e pensamentos. Inclui uma sessão de 1h30 de orientação, a decorrer no dia 21 de setembro, e oito sessões semanais de 2h30m, com início em 28 de setembro, onde se vão desenvolver práticas meditativas, exercícios conscientes suaves baseados no Yoga, interações entre o grupo e práticas para desenvolver a consciência na vida do dia-a-dia. O programa é ainda completado por um retiro de silêncio de seis horas, terminando a 16 de novembro.

Os benefícios da Mindfulness consistem na redução da ansiedade, cansaço e desânimo que se sente na rotina diária. Também proporciona uma melhoria a nível de energia, resiliência, capacidade de responder a situações difíceis, qualidade de sono, memória e um aumento de concentração e produtividade.

Todas as atividades são realizadas em formato online. É necessária inscrição, disponível em museudooriente.pt.

 

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.