SIM conta com 299 profissionais

Serviço de Imagem Médica do CHUC certificado pela DGS

O Serviço de Imagem Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acaba de ser certificado pela DGS, através da agência internacional ACSA.

Para o diretor do Serviço de Imagem Médica (SIM), Paulo Donato, “a atribuição desta certificação resulta de um longo processo de melhoramentos introduzidos no Serviço e marca o início de uma nova fase com a responsabilidade de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.”

O Serviço de Imagem Médica do CHUC, como dá conta o seu diretor, “tem uma atividade verdadeiramente global na radiologia, com uma resposta cada vez mais diferenciadora, muito fruto do trabalho conjunto entre as várias especialidades médicas e cirúrgicas. O Serviço tem incorporado todas as novas técnicas de radiologia e radiologia de intervenção, tendo como objetivo principal a melhor assistência ao doente, o que tem sido alcançado e agora reconhecido com a certificação atribuída.”

O SIM é um serviço hospitalar universitário com fortes componentes assistenciais (dispondo de 12 ecógrafos, 14 salas de radiologia, 7 tomografias computorizadas, 3 Ressonâncias Magnéticas, 2 angiógrafos e 2 mamógrafos) e de ensino, acolhendo atualmente três disciplinas no Mestrado Integrado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Radiologia (obrigatória) e as opcionais de Ecografia e Radiologia de Intervenção.

A atividade do serviço desenvolve-se, assim, em múltiplas áreas e vertentes, com presença física assegurada de forma contínua (24 horas por dia, 365 dias por ano) no Serviço de Urgência, atualmente única no país, que passa também pela resposta permanente da Radiologia Pediátrica, da Radiologia de Intervenção e da Neurorradiologia de Intervenção, em associação com a investigação clínica produzida e plasmada através de múltiplas publicações científicas.

A resposta assistencial é dada por 299 profissionais: 53 médicos especialistas (34 radiologistas e 18 neurorradiologistas), 16 médicos internos de radiologia e 5 de neurorradiologia, 95 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 28 enfermeiros, 22 assistentes técnicos e 80 assistentes operacionais.

Recorde-se que o atual serviço de Imagem Médica do CHUC resulta da fusão, em 2013, do Serviço de Radiologia dos Hospitais da Universidade Coimbra, que incorporava a unidade funcional de Neurorradiologia, e dos Serviços de Radiologia e Neurorradiologia do Centro Hospitalar de Coimbra. Funciona de forma contínua em três pólos distantes entre si (HUC, Hospital Geral e Hospital Pediátrico).

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay