Especialistas de Medicina Geral e Familiar e a médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF)

Serviço de Cirurgia Geral do CHUC organiza Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma tendência crescente de descentralização dos Cuidados de Saúde através da capacitação dos Centros de Saúde, para que estas unidades possam prestar um melhor e mais diferenciado apoio às suas populações. É neste âmbito que o Serviço de Cirurgia Geral do CHUC organiza o “II Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários”, destinado a especialistas de Medicina Geral e Familiar e a médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF).

De cariz fundamentalmente prático, “tem como objectivo fundamental formar e motivar os jovens Médicos de Família, habilitando-os com competências básicas de pequena cirurgia, facilitando assim a criação de pólos de pequena cirurgia que possam servir em proximidade as populações de cada Centro de Saúde sem compromisso da qualidade dos serviços de saúde prestados”

“Muitos Centros de Saúde já dispõem das infra-estruturas necessárias à realização de pequenas intervenções cirúrgicas, como a drenagem de abcessos e excisão de pequenas lesões benignas (lipomas, quistos sebáceos, nævi…). Com o desenvolvimento destas unidades, poderá diminuir, simultaneamente, a pressão exercida sobre os cuidados de saúde secundários e terciários que funcionam, frequentemente, acima das suas capacidades, com listas de espera excessivamente longas”, escreve o CHUC em comunicado.

O curso é resultado da colaboração do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) com a Coordenação Internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Região Centro e baseia-se num modelo de aprendizagem teórico-prática recorrendo à apresentação de temas teóricos e casos clínicos e a sessão de prática de sutura em laboratório com treino em modelos de bancada. “Posteriormente, em ambiente hospitalar, serão tutorados, por cirurgiões, na ajuda e na realização de atos de pequena cirurgia”, adianta a nota de imprensa.

O curso decorre nos próximos dias 25 e 26 de outubro.

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay