VIH e Hepatite

Semana do teste com rastreios gratuitos em todo o país

A semana do teste, que decorre de 22 a 29 de novembro, é aberta a todos que queiram realizar o rastreio do VIH e hepatites virais. No entanto, o foco da ação recai sobre as populações mais vulneráveis, como homens que fazem sexo com homens, migrantes, trabalhadores do sexo, reclusos e pessoas que usam drogas injetáveis.

Estas ações de rastreio são completamente «gratuitas, anónimas e confidenciais».

«Só fazendo o teste é possível conhecer o estatuto serológico para estas infeções. Atualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infeção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetetável, tornando assim o vírus intransmissível», sublinha o comunicado da organização.

A Semana Europeia do Teste permanece uma iniciativa regional única que reúne organizações públicas e privadas num esforço conjunto de promover a importância do rastreio.

Em Portugal, é coordenada pela associação GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, através do projeto Rede de Rastreio Comunitária que, em julho de 2018, foi selecionada para o primeiro compêndio de boas práticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) – Europa.

Em 2017, estimava-se que 2,3 milhões de pessoas viviam com VIH na região da OMS-Europa e que uma em cinco pessoas desconhecia o seu estatuto serológico. Os dados revelam ainda que 15 milhões de pessoas vivem com hepatite B e 14 milhões com hepatite C.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay