Para aplicar resultados de investigação em doentes

Seis projetos biomédicos inovadores recebem apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI

A Fundação “la Caixa” e o BPI vão apoiar com cerca de 300 000 euros seis projetos biomédicos inovadores que têm capacidade para chegar ao mercado e à sociedade. Trata-se de projetos desenvolvidos em universidades e centros de investigação portugueses que foram selecionados no âmbito do concurso de 2023 do novo programa CaixaImpulse Inovação em Saúde. A iniciativa tem por objetivo permitir que a investigação saia do laboratório e chegue aos doentes sob a forma de soluções capazes de contribuir para melhorar a sua saúde. Os projetos premiados foram avaliados por um painel de especialistas e profissionais internacionais da área das ciências da vida e da saúde.

Esta iniciativa, que oferece aos cientistas empreendedores selecionados apoio financeiro e acompanhamento através de mentoria, consultoria e formação, é levada a cabo em colaboração com a Caixa Capital Risc, uma das principais investidoras de venture capital de Espanha e com mais de 20 anos de experiência, e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financia dois projetos deste concurso. Um destes projetos foca o desenvolvimento de um inovador e biodegradável agente de contraste para melhorar a precisão do diagnóstico de AVC e é liderado pela Victoria Leiro, do i3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. O segundo projeto que contou com a parceria da FCT visa a identificação de um novo tipo de biomarcador para prever a progressão do cancro da mama e um possível alvo terapêutico para tratamentos personalizados, e é liderado pela Maria de Guadalupe Cabral, da NOVA Medical School.

Em termos de área de negócio, dois dos projetos pertencem à área das terapias, dois à área do diagnóstico e dois à área dos dispositivos médicos. No que toca a financiamento, os projetos premiados, todos eles na fase 1, recebem até 50 000 euros para o seu desenvolvimento nos próximos dois anos. O Programa permite que, quando atingirem metas específicas de desenvolvimento e após uma avaliação realizada por uma comissão de avaliação, os projetos avancem para fases posteriores com mais financiamento.

O CaixaImpulse Inovação dá apoio a projetos biomédicos na área da inovação e da transferência de tecnologia, ajudando os investigadores a validarem os seus ativos e a definirem a sua estratégia de exploração e valorização para fazerem chegar os seus projetos ao mercado. Fá-lo não só através de apoio financeiro, mas também de mentoria, consultoria e acompanhamento por parte de especialistas internacionais de diferentes áreas do ecossistema da inovação.

A Fundação “la Caixa” mantém o seu compromisso com a inovação e a transferência de tecnologia em biomedicina e saúde desde 2015, quando criou o primeiro programa de financiamento em Espanha. Até agora, a Fundação “la Caixa” concedeu um total de 21,3 milhões de euros a 202 projetos, dos quais nasceram 42 spin-offs, que, por sua vez, conseguiram financiamento adicional através de outros concursos competitivos ou investidores privados, num valor superior a 100 milhões de euros.

O Programa foi alargado a Portugal em 2017 e, desde então, a Fundação “la Caixa” e o BPI atribuíram 2,3 milhões de euros a um total de 23 projetos que, até à data, permitiram a criação de três spin-offs portuguesas.

Fonte: 
Fundação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock