O que muda

Segunda fase do plano de desconfinamento arranca hoje

A partir de hoje o país avança com as medidas de desconfinamento previstas pelo Governo. Incidência e ritmo de transmissão da Covid-19 são os dois critérios que determinam como decorrerá esta segunda fase do plano de desconfinamento.

Assim, a partir de hoje, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas abertas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde, poderem fazer atendimento presencial.

Os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir, com grupos limitados a quatro pessoas

Hoje volta a ser possível comprar roupa e outros bens cuja venda estava proibida nos hipermercados, por motivos de concorrência, uma vez que passa também a ser possível comprá-los nas lojas de rua que tenham até 200 m2.

Nesta segunda fase de desconfinamento, reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo. Passa a ser permitida a prática de modalidades desportivas de baixo risco, enquanto os eventos desportivos vão continuar a decorrer sem a presença de público.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay