Casos a aumentar

Se existir um surto de Covid-19 em Faro ou Portimão, o Algarve tem de fechar, avisa a Ordem dos Médicos do Sul

Em entrevista ao Diário de Notícias (DN), Alexandre Valentim Lourenço, presidente da Ordem dos Médicos do Sul, admitiu que o Algarve não tem recursos humanos suficientes para lidar com uma situação como a que está a acontecer na Área Metropolitana de Lisboa.

“A minha preocupação com a abertura de uma área turística está relacionada com o facto de as estruturas de saúde pública serem ou não capazes de lidar com os desafios para conter a infeção”, afirmou ao “DN”, fazendo notar que “o que nós estamos a ver, por exemplo, em Lisboa são múltiplos pequenos surtos, que nos preocupam pela incapacidade de a estrutura fazer aquilo que deve no que respeita a saúde pública (acompanhar todos os contactos e ter uma política eficaz de quarentena). Mas, se isto é difícil em alguns bairros de Lisboa e em população jovem, transpor para o Algarve pode ser mais preocupante”. Isto porque, como refere “as pessoas que vão para o Algarve no verão de férias têm comportamentos sociais completamente opostos aos de confinamento”.

Para Alexandre Valentim Lourenço são necessárias medidas rigorosas, sendo necessárias novas medidas. “Não chega comprar ventiladores. Nós gastámos muito dinheiro em ventiladores, mas esses ventiladores não vão funcionar sozinhos. Puseram-se 500 ventiladores no Algarve, mas se não houver médicos, estes não trabalham. E depois é preciso saber se vão ser tomadas medidas excecionais para interromper o turismo no Algarve no meio do Verão”.

“Como se viu agora em Pequim, com um surto de cem casos, eles fecharam novamente a capital da China. Se nós de repente tivermos um surto de cem casos em Faro ou em Portimão vamos ter de fechar o Algarve”, deixa como aviso.

 

 

Fonte: 
Diário de Notícias
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock