O impacto da pandemia na população e no Sistema Nacional de Saúde

“Saúde Pós-Covid” em debate na ESTeSC-IPC

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra promove, a 11 de maio, uma conferência-debate com o tema “Saúde Pós-Covid”. O encontro, realizado no âmbito do Annual Meeting Talks (congresso anual organizado pela Escola, que em 2022 assume um novo formato) reúne três especialistas em Saúde – o ex-ministro Adalberto Campos Fernandes, o imunologista Manuel Santos Rosa e o psiquiatra Henrique Prata Ribeiro – para debater o impacto da pandemia na população e no Sistema Nacional de Saúde.

“A Imunidade dos Portugueses: perspetivas”, “A Saúde Mental dos Portugueses: desafios” e “A Organização e Gestão do Sistema de Saúde: soluções” são os temas das intervenções dos três oradores, às quais se seguirá um momento debate, moderado pelo jornalista José Manuel Portugal (RTP). “Agora que entrámos numa nova fase de gestão de pandemia, importa refletir sobre o que mudou na nossa Saúde nos últimos dois anos e perspetivar um futuro ajustado a esta nova realidade”, nota o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, lembrando que “os profissionais de Saúde e os decisores políticos enfrentam novos desafios”. “A ESTeSC-IPC, enquanto Escola de referência na área da Saúde, tem a obrigação de contribuir para esta reflexão”, assume.

Com início às 14h30, no auditório António Arnaut da ESTeSC-IPC, o Annual Meeting Talks terá acesso livre e aberto a todos os interessados. A sessão será também transmitida em direto nas páginas de Youtube e Facebook da Escola.

Esta é a primeira vez que o Annual Meeting surge em formato “talks”, concentrando o programa de trabalhos numa só tarde. “Depois de duas edições marcadas pela incerteza e em formato virtual, em 2022 procurámos marcar a diferença com um programa de trabalhos mais curto – e, portanto, menos sujeito a imprevistos – mas tão ou mais pertinente do que os anteriores, dada a urgência da temática em discussão”, justifica Graciano Paulo.

A edição 2022 do Annual Meeting é organizada pelos docentes Rui Soles Gonçalves, Sofia Viana e Óscar Tavares, da ESTeSC-IPC.

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)