Projeto "INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials"

São João simplifica a participação de utentes em ensaios clínicos

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) desenvolveu o projeto "INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials" para simplificar a participação de utentes em ensaios clínicos. A plataforma "permite informar o público geral, em linguagem simples, sobre a finalidade dos ensaios clínicos a forma como são realizados, pretendendo assim desmistificar preconceitos e receios, bem como sensibilizar as pessoas para a importância e segurança desta atividade", explica João Massano, coordenador do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos.

Assim, no site da instituição, o utente encontra informações úteis, numa lógica de transparência relativamente à atividade do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos (tais como os procedimentos e os benefícios potenciais para os participantes, procedimentos internos oficiais e indicadores-chave de desempenho). O aumento da transparência e da qualidade dos dados atrairá mais e melhores ensaios clínicos no futuro, beneficiando assim um número cada vez maior de utentes, que poderão participar de forma informada e empoderada. Na mesma plataforma, os utentes podem candidatar-se espontaneamente aos ensaios clínicos que decorrem no CHUSJ e que estejam ainda a recrutar participantes, através de um formulário online.

“O CHUSJ, neste momento, tem 92 ensaios clínicos ativos. O nosso objetivo é duplicar estes valores, certos de que estes representam excelentes ganhos em saúde para os utentes, mas também para a instituição e para o país. Mas, para isso, precisamos de simplificar o acesso dos utentes a estes ensaios. Não só para potenciar a inovação disponível no hospital, mas também numa lógica de promoção da literacia em saúde”, destaca Maria João Baptista, Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ.

Os ensaios clínicos são fundamentais para desenvolver e trazer novas terapêuticas aos utentes. Eles são o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras. Trata-se de uma atividade de grande inovação que utiliza produtos de elevado grau de maturidade na cadeia de investigação e desenvolvimento. Todos os processos são planeados, implementados, avaliados e auditados de forma rigorosa, de forma a minimizar os riscos gerados pela exposição humana ao produto experimental, maximizando simultaneamente a probabilidade de eficácia clínica. 

No entanto, os ensaios clínicos ainda são complexos e desconhecidos para a maioria das pessoas, o que pode gerar alguma desconfiança e diminuir a participação. Em suma, o projeto "INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials" tem como objetivo informar o público sobre ensaios clínicos, utilizando uma linguagem clara e compreensível por todos. O site do CHUSJ e a app mySãoJoão constituem os canais onde qualquer pessoa se pode voluntariar.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock