Maior número de doentes operados em 63 anos

São João realizou mais de 53 mil cirurgias em 2021. “Um marco na sua história”

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, realizou, no ano passado, aquele que foi, até hoje, o maior número de cirurgias nos últimos 63 anos: 53.720.

“Este resultado constitui o maior número de doentes operados em 63 anos, representando 8 a 10% de toda a produção nacional cirúrgica convencional programada”, referiu a unidade hospitalar, em comunicado.

Na sequência da pandemia, que obrigou à suspensão da atividade eletiva não urgente e à reabertura dos centros de saúde, este Centro Hospitalar conseguiu antever um aumento da pressão, antecipando a sua resposta e criando circuitos que permitissem o tratamento de todos os doentes Covid-19 e não Covid-19.

“Tivemos que nos reinventar: redimensionou-se a unidade pós anestésica para dar resposta à atividade eletiva e libertar camas de Medicina Intensiva; otimizou-se a capacidade dos blocos operatórios; aumentou-se o número de salas operatórias de ambulatório e ampliou-se a ambulatorização; iniciámos a monitorização domiciliária dos doentes operados; dinamizámos a hospitalização domiciliária; desenvolvemos a App My São João”, explicou Elisabete Barbosa, diretora da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Cirurgia do CHUSJ.

“Os últimos dois anos foram de uma exigência inimaginável, mas as equipas mantiveram o entusiasmo e a motivação, o que permitiu a recuperação da atividade não realizada nos anos anteriores. O grande desafio para 2022 será a cirurgia robótica, projeto que perseguimos desde 2019 e que iremos concretizar”, concluiu.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)