Através de radiofrequência

São João realiza técnica inovadora não cirúrgica no tratamento de nódulos da tiroide

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) está a realizar, em ambulatório, uma nova técnica inovadora de abordagem aos nódulos da tiroide através de radiofrequência, sem recurso a cirurgia.

Pedro Sá Couto, cirurgião do CHUSJ, explica que "esta técnica consiste num sistema composto por uma agulha que é colocada no interior do nódulo tiroideu, com apoio de ecografia e apenas com anestesia local. Essa agulha gera calor que vai vaporizar o nódulo”.

A vaporização promove a destruição do nódulo, conseguindo a regressão ou desaparecimento do mesmo, enquanto o utente se mantém acordado durante todo o procedimento. “Esta técnica é particularmente oportuna para utentes que apresentam altos riscos cirúrgicos”, acrescenta o cirurgião.

Perspetiva-se que tenha uma rápida implementação na rotina do CHUSJ que conta já com 6 utentes tratados e bons resultados preliminares apresentados. Assim, o CHUSJ estima chegar aos 40 utentes tratados com esta técnica até ao final do ano de 2023.

No futuro, este procedimento de ambulatório poderá ainda ser utilizado em casos selecionados de patologia maligna da tiroide.

A técnica em causa é já habitual no Oriente (Japão e Coreia do Sul), mas não tinha praticamente expressão em Portugal.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock