Estudo

São João participa em investigação para avaliar a relação entre a desregulação intestinal e o défice de atenção

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) está a colaborar num projeto de investigação que pretende desvendar a relação entre a desregulação intestinal, ou seja, da alteração dos microrganismos que habitam o intestino, e a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Neste projeto, intitulado M2Child, estão envolvidos investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Segundo Micaela Guardiano, médica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), esta iniciativa “pretende contribuir para esclarecer o envolvimento do microbioma intestinal na PHDA"

Para tal, os investigadores vão explorar a associação entre esta perturbação e a desregulação intestinal, que pode ser influenciada por diferentes fatores, nomeadamente pela alimentação, infeções prévias e fatores hereditários.

De acordo com nota do Centro Hospitalar, “o recrutamento decorrerá nas consultas de Pediatria do CHUSJ e dos Cuidados de Saúde Primários, mas também estará aberto à comunidade”. As crianças selecionadas para o estudo vão ser submetidas a uma avaliação neuropsicológica, nutricional e clínica.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay