Cirurgias

São João e Hospital Militar assinam acordo para reduzir listas de espera

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o Hospital das Forças Armadas (HFA) do Porto celebraram um protocolo que permite que os utentes do CHUSJ, com tempo de espera mais longo, sejam operados no HFA. O objetivo é facilitar o acesso a intervenções cirúrgicas programadas.

De acordo com Elisabete Barbosa, Diretora do Serviço de Cirurgia Geral do CHUSJ, “este projeto pioneiro tem como objetivo rentabilizar as estruturas públicas, numa parceria pioneira. Estamos a proceder ao envio de utentes de forma faseada. Alguns já foram operados, outros têm cirurgia agendada, outros estão a fazer o pré-operatório, consultas, entre outros”.

A reserva estratégica do HFA já tinha sido acionada devido a surtos associados ao novo coronavírus mas a missão deste hospital, como descreve António Moura, Subdiretor do polo do Porto do HFA, normalmente associado à família militar e a forças policiais, levou-o a propor a hospitais vizinhos outros modos de apoio.

Em termos de procedimento, o CHUSJ avalia os doentes cuja espera por cirurgia é mais longa e orienta-os, após consentimento destes, para o HFA. As duas unidades de saúde trabalham em estreita colaboração para que a experiência dos utentes seja a melhor possível, mantendo o nível de excelência assistencial.

As cirurgias em causa pertencem a especialidades como cirurgia geral, vascular, plástica, ortopedia, otorrino, oftalmologia e urologia.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay