No Centro Comunitário de Rastreio da Abraço no Porto

São João e Abraço celebram protocolo para descentralização de consulta PrEP

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Associação Abraço, no sentido de descentralizar a consulta de PrEP (Profilaxia Pré-exposição), com o objetivo de prevenir e reduzir o risco de contrair infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).

A PrEP é uma intervenção eficaz de prevenção do VIH, que consiste na toma de um medicamento para prevenir a infeção em pessoas seronegativas. Vários ensaios clínicos demonstraram a eficácia da PrEP que, quando tomada devidamente, tem uma eficácia próxima dos 100%.

A descentralização da consulta de PrEP é benéfica para os utentes porque permite disponibilizar esta resposta num ambiente de proximidade.

De acordo com Rosário Serrão, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infeciosas/Clínica de Ambulatório VIH, «A pandemia de Covid-19 levou a uma maior procura no acesso à consulta PrEP, pelo que se torna imprescindível implementar novos modelos de intervenção que facilitem o acesso atempado da população que necessita de PrEP. Facilitar o acesso significa diminuir os novos casos de infeção por VIH.»

Cristina Sousa, Presidente da Abraço, realça a importância da descentralização da consulta hospitalar para uma intervenção de base comunitária «que tornará o acesso menos burocrático e moroso, integrando a consulta de rastreio e a consulta de PREP no mesmo espaço, sem implicar a deslocação da pessoa ao meio hospitalar. Esta situação permitirá organizar melhor e mais rapidamente a resposta médica.»

A consulta descentralizada estará disponível a partir de novembro no centro comunitário de rastreio da Abraço no Porto e contará com a presença de um infeciologista e enfermeiro do CHUSJ, assegurando a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay