Agilizar o trabalho médico e de enfermagem

São João desenvolve aplicação de apoio clínico para Sala de Emergência Pediátrica

O Serviço de Urgência Pediátrica em colaboração com o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e o apoio do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolveram para a Sala de Emergência Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) uma aplicação de apoio clínico, com o objetivo de melhorar o processo assistencial na sala de emergência, agilizando o trabalho médico e de enfermagem.

"A aplicação sugere as doses dos fármacos de emergência adaptadas ao peso do doente, as diluições para os respetivos fármacos, fornece os valores normais dos sinais vitais tendo em conta a idade e indica os dispositivos médicos que melhor se poderiam adaptar ao doente.", explica Ruben Rocha, diretor do Serviço de Urgência Pediátrica do CHUSJ.

Segundo o médico especialista, "a aplicação fornece, ainda, aos profissionais uma lista de algoritmos para as situações mais frequentes encontradas na Emergência Pediátrica. Funciona com recurso a dois ecrãs, onde são projetadas as doses dos fármacos, os sinais vitais normais e os algoritmos."

A implementação deste projeto contou com a oferta de dois televisores e um computador por parte da Associação de Voluntariado do Hospital São João (AVHSJ).

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)