Estudo

Riscos cardiovasculares podem ser piores para o raciocínio e capacidade de memória em mulheres de meia-idade

Problemas cardíacos como a doença da artéria coronária e fatores de risco cardiovascular, como diabetes e colesterol alto, estão mais associados à diminuição da memória e das capacidades de raciocínio durante a meia-idade para as mulheres do que para os homens, revela um estudo da Mayo Clinic. Isto acontece apesar de uma maior prevalência destas condições nos homens. A pesquisa foi publicada na Neurology, uma revista médica da Academia Americana de Neurologia.

"É sabido que os homens, em comparação com as mulheres, têm uma maior prevalência de doenças cardiovasculares e fatores de risco na meia-idade. No entanto, o nosso estudo sugere que as mulheres de meia-idade com estas condições e fatores de risco estão em maior risco de declínio cognitivo", diz a autora sénior Michelle Mielke, epidemiologista e neurocientista da Mayo Clinic. "Embora todos os homens e mulheres devam ser tratados por doenças cardiovasculares e fatores de risco na meia-idade, pode ser necessário que as mulheres tenham monitorização adicional como um meio potencial para prevenir o declínio cognitivo."

A pesquisa utilizou o estudo  Mayo Clinic Study of Aging que incluiu 1.857 participantes sem demência, com idades entre 50 e 69 anos na sua visita inicial. Dos participantes, 920 eram homens e 937 eram mulheres. A cada 15 meses durante três anos, em média, a cognição global dos participantes do estudo foi avaliada com nove testes de memória, linguagem, função executiva e competências espaciais.

Foram obtidas informações sobre a condição cardiovascular e os fatores de risco com base no estudo populacional do Projeto de Epidemiologia de Rochester. As condições incluíam doença sanguínea coronária, distúrbios do ritmo cardíaco, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral. Os fatores de risco incluíam a pressão arterial alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo e obesidade. Cerca de 79% dos participantes, ou 1.465 pessoas, tinham pelo menos um fator de risco cardiovascular ou condição: 83 por cento dos homens, contra 75 por cento das mulheres.

O estudo descobriu que entre as mulheres, a maioria das condições cardiovasculares estavam mais fortemente associadas à função cognitiva. O declínio cognitivo anual associado à doença da artéria coronária, por exemplo, foi mais do dobro do tamanho das mulheres do que dos homens.

Além disso, a diabetes, o colesterol alto e a doença da artéria coronária foram associados a um maior declínio linguístico nas mulheres. No entanto, a insuficiência cardíaca congestiva foi associada a um maior declínio na linguagem nos homens.

É importante compreender as diferenças de género no desenvolvimento de deficiências cognitivas para melhorar a saúde das mulheres e dos homens, diz Mielke. Adultos de meia-idade, especialmente mulheres com historial de doenças cardíacas, podem representar subgrupos críticos para a monitorização precoce. “Mais pesquisas são necessárias noutras faixas etárias para examinar os mecanismos potenciais que explicam as diferenças de género na relação entre fatores cardiovasculares e cognição, tais como hormonas, genética, estilo de vida e fatores psicossociais”, diz Mielke.

Este estudo foi financiado por bolsas dos Institutos Nacionais de Saúde e da Fundação GHR, e os recursos foram fornecidos pelo Projeto de Epidemiologia de Rochester, com o apoio do Instituto Nacional de Envelhecimento.

Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock