Estudo

Risco de contrair Covid-19 ao tocar superfícies contaminadas é de “1 para 10 mil”

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o uso de desinfetantes é desnecessário na maioria das situações do dia a dia para combater o coronavírus. O risco de contágio ao tocar numa superfície contaminada é muito, muito raro: “menos de um contágio para cada 10 mil vezes que se toca uma superfície contaminada.

Há muito que o CDC deixou claro que o risco de infeção contacto com superfícies contaminadas é altamente improvável, no entanto, só agora foram atualizadas as diretrizes.  “Devido aos vários fatores que afetam a eficiência da transmissão ambiental, o risco relativo de transmissão do SARS-CoV-2 é considerado baixo quando comparado ao contato direto, transmissão por gotículas ou transmissão aérea”, apontam na análise.

Deste modo, o CDC enfatiza que utilização de máscaras ou higienização das mãos são uma boa estratégia contra o possível contágio de superfícies e recomenda apenas o uso de desinfetantes especiais, além do sabonete normal, “nas situações em que houve suspeita ou confirmação de caso de Covid-19 em ambientes fechados nas últimas 24 horas”.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay