Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS)

Revista científica internacional publica artigo sobre a estratégia alimentar portuguesa

O artigo “The national food and nutrition strategy for the Portuguese COVID-19 response”, onde se descreve de forma breve a estratégia alimentar e nutricional portuguesa desenvolvida pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direcção-Geral da Saúde (DGS), foi publicado no European Journal of Clinical Nutrition.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o PNPAS tem vindo a produzir um conjunto de orientações pertinentes e pragmáticas, juntamente com materiais informativos disponibilizados ao longo da resposta concertada de Portugal à pandemia. 

A alimentação é cada vez mais reconhecida como um aspeto central no contexto da Covid-19, sendo que a obesidade é hoje um dos principais fatores de risco para a gravidade na infeção por SARS-CoV-2. E a par da obesidade, a Covid-19 também afeta com maior gravidade pessoas com outras doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão arterial. Em todas estas patologias, a alimentação saudável será determinante para um melhor controlo metabólico destes doentes.

Por outro lado, sabemos também que a otimização do estado nutricional nos doentes com Covid-19 pode ser de extrema importância para a sua recuperação e para a diminuição do risco de complicações associadas. Assim, os cuidados de nutrição, devem ser uma prioridade, tantos nos cuidados de saúde primários como nos cuidados hospitalares, em particular nas unidades que tratam de doentes com Covid-19, desde os doentes internados em enfermaria às unidades de cuidados intensivos. 

O confinamento que se iniciou novamente em Portugal volta a colocar grandes desafios para a adoção de uma alimentação saudável na população portuguesa, em particular das famílias mais vulneráveis do ponto de vista socioeconómico.

São estes desafios e as suas respetivas respostas que se encontram descritas no artigo que foi publicado.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay