Evento online

Reunião anual da SPAVC debate o papel da inteligência artificial no tratamento do AVC

A 18.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) realiza-se no próximo dia 23 de outubro, pela primeira vez em formato exclusivamente virtual. Manter uma ligação regular entre todos os profissionais que lidam com doentes com AVC é o grande objetivo deste encontro nacional. Serão debatidos temas atuais no campo da doença vascular cerebral, incluindo a análise de casos clínicos problema.

“Numa primeira parte vamos falar do futuro do tratamento do AVC”, avançou Vítor Tedim Cruz, da Direção da SPAVC. “Como não podemos falar de tudo”, continuou, “optámos por abordar o papel da inteligência artificial na estruturação dos cuidados e processos de decisão no AVC e o futuro das estratégias para a recuperação do tecido cerebral lesado”.

Esta primeira sessão contará com a participação de um convidado internacional, o Professor Kim Mouridsen, especialista dinamarquês da Universidade de Aharus, dedicado à aplicação prática de soluções de inteligência artificial a processos de neuroimagem e decisão no AVC. “Com ele vamos poder perceber melhor como será o futuro mais próximo e quais as áreas por onde se iniciará esta transformação”, salientou o médico.

“Depois, vamos rever o diagnóstico, a classificação etiológica e a prevenção precoce do AVC. Na sessão final, vamos rever os diferentes tratamentos do AVC hemorrágico e o que pode ser determinante para melhorar o resultado final de um doente”.

A vice-presidente da SPAVC, Patrícia Canhão, acrescentou que “também haverá a habitual mesa de apresentação de casos clínicos “problema” para discussão e partilha de decisões, um simpósio (promovido pela Bayer) e uma sessão da iniciativa Angels em Portugal”.

Na opinião da médica neurologista “o modelo virtual permite maior número de participantes, pela facilidade do acesso à reunião e pelo desaparecimento de barreiras geográficas. É uma forma de levar a Reunião da SPAVC a outras audiências que não a conheciam ou não frequentavam, e de captar o seu interesse por esta Sociedade científica e suas atividades”. A formação dos participantes no diagnóstico, tratamento e prevenção do AVC é apontada pela especialista como a principal meta do evento, para além de “manter uma ligação regular entre todos os profissionais que lidam com doentes com AVC e que há muito se habituaram a frequentar estas reuniões da SPAVC”.

Todos os profissionais de saúde interessados em assistir à sessão poderão ainda proceder à sua inscrição, de forma gratuita, através do e-mail [email protected]. Nas palavras do Vítor Tedim Cruz, trata-se de “uma oportunidade de ouro, que vale todos os minutos que lhe são dedicados”.

Todos os detalhes podem ser consultados na página web do evento

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay