“Respire MAIS AR PURO, inspire MENOS TABACO”

RESPIRA e Fundação Portuguesa do Pulmão assinalam Dia Mundial Sem Tabaco com nova campanha e webinar

A Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas e a Fundação Portuguesa do Pulmão, com o apoio da GSK, estão a promover uma campanha de consciencialização para a importância da desabituação tabágica, com o tema “Respire MAIS AR PURO, inspire MENOS TABACO”. A iniciativa digital vai ser lançada no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, nas redes sociais das Associações.

A epidemia do tabaco é uma importante ameaça à saúde pública, constituindo o principal fator de risco evitável de morte prematura e doença. O tabaco mata até metade do seu número de fumadores. Por ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem, das quais mais de 7 milhões são fumadores e cerca de 1,2 milhões são pessoas expostas ao fumo passivo.

“No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, temos como objetivo alertar para a importância da cessação tabágica e para os malefícios do tabaco. De facto, 80% das doenças pulmonares obstrutivas crónicas, 25 a 30% da totalidade dos cancros, 75 a 80% dos casos de bronquite crónica, 90% dos casos de cancro do pulmão e 20% da mortalidade por doença coronária são causados pelo tabaco. Por outro lado, as vantagens de deixar de fumar são imediatas e tanto maiores quanto mais tempo se estiver sem fumar”, explica a Dra. Isabel Saraiva, Presidente da RESPIRA.

A iniciativa digital “Respire MAIS AR PURO, inspire MENOS TABACO” é composta por uma campanha de conteúdos e testemunhos para as redes sociais da RESPIRA e da Fundação Portuguesa do Pulmão e por um webinar com o tema “MAIS VIDA MENOS TABACO: Deixe de fumar, nós podemos ajudar!”, que irá ser transmitido no Facebook das Associações, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição, no dia 31 de maio, segunda-feira, pelas 17h30.

“Queremos também passar a mensagem de que é possível deixar de fumar, através de ajuda especializada e, claro, do apoio da família. A consulta de Cessação Tabágica é fundamental para o sucesso deste processo, uma vez que é baseada numa intervenção de apoio intensivo, em várias sessões, que inclui um conjunto de abordagens de natureza comportamental e medicamentosa. O tratamento da dependência do tabaco é um projeto com vários componentes como o ensino de hábitos e estilos de vida saudável, conselho médico para a cessação, aconselhamento prático para deixar de fumar e apoio psicológico intensivo”, conclui o Professor José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.