Obras terminam no final do ano

Requalificação da urgência do Hospital São José vai custar 1,2 milhões

O Serviço de Urgência Geral do Hospital São José, em Lisboa, vai entrar em obras de requalificação para modernizar e aumentar as suas instalações, na próxima segunda-feira. Um projeto que se prevê custar cerca 1,2 milhões de euros (M€).

De acordo com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), no qual se integra o Hospital São José, a intervenção vai durar até ao final deste ano e «corresponde à necessidade inadiável de aumentar e modernizar as instalações onde funciona a urgência».

As obras vão permitir aumentar as instalações da urgência em cerca de 30 por cento e no início de 2020 haverá «mais gabinetes médicos e todas as especialidades oferecidas nas urgências ficarão concentradas na mesma zona», incluindo as de otorrino e oftalmologia, que até agora estão noutro piso, revela o CHULC.

Na psiquiatria, as obras vão permitir «significativos melhoramentos, ganhando uma sala de contenção e outra de observação».

Depois das obras, a urgência passará a ter duas entradas separadas, uma destinada aos doentes que se deslocam pelo seu pé e outra para os que são transportados por maca.

A intervenção vai ainda ser dirigida à área da triagem e às salas de espera.

No comunicado, a administração do Centro Hospitalar Lisboa Central indica que “fará tudo para minimizar eventuais inconvenientes causados pelas obras” e para garantir que a intervenção será o mais breve possível.

A requalificação da urgência geral polivalente do Hospital São José é considerada uma obra «inadiável», enquanto se aguarda a construção do novo Hospital de Lisboa Oriental, cuja abertura está por agora projetada para daqui a cinco anos.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock