Vaginoplastia

Rejuvenescimento vaginal: especialista diz que mulheres procuram a cirurgia por razões médicas, não estéticas

Os procedimentos de rejuvenescimento vaginal têm crescido, estimando-se que o mercado global atinja os 11,8 mil milhões de dólares até 2026, e o crescimento em 36,2% do segmento de vaginoplastia. Vários fatores, incluindo marketing, representação na comunicação social e maior consciencialização sobre a saúde vaginal têm influenciado o interesse das mulheres pelo rejuvenescimento vaginal. No entanto, sua crescente popularidade também provoca vários mitos e noções preconcebidas de que os procedimentos são escolhidos por razões estéticas e não médicas.

Por exemplo, a suposição de que os procedimentos são realizados principalmente para melhorar o prazer sexual decorre da realização de procedimentos de rejuvenescimento vaginal não invasivos ou cirúrgicos. Músculos vaginais mais apertados podem normalmente resultar de tratamentos não cirúrgicos de laser e radiofrequência, visando estimular a produção de colágeno e melhorar a elasticidade vaginal.

No entanto, de acordo com Goda Astrauskaite, cirurgiã da Nordesthetics Clinic, uma das principais clínicas de turismo médico da Europa, em muitos casos as mulheres abandonaram todos os aspetos estéticos e buscam aperto vaginal cirúrgico para aliviar as condições naturais e médicas.

"As mulheres geralmente optam pelo procedimento cirúrgico após o parto quando percebem a frouxidão vaginal", afirma a especialista. "Outra causa comum é o processo de envelhecimento, especialmente para mulheres pós-menopausa, quando o aperto vaginal não é o que costumava ser devido a causas naturais. É claro que as duas razões podem ser desencadeadas por outras condições subjacentes, como incontinência urinária, disfunção sexual, desconforto vaginal pós-menopausa ou distúrbios do pavimento pélvico. Embora os resultados pós-operatórios indiquem uma melhor função sexual, entre outros desfechos favoráveis estão a continência urinária e o conforto geral."

Outro mito em torno do rejuvenescimento vaginal é a relativa facilidade da cirurgia, no entanto o especialista revela que “mesmo que o rejuvenescimento vaginal soe mais como um tratamento de SPA, a cirurgia na verdade não é”.

"Por mais agradável que seja, esteticamente, o resultado final, as mulheres preparadas para se submeter ao procedimento devem ter em consideração que é, no entanto, uma cirurgia invasiva. Os procedimentos médicos carregam alguns riscos, embora baixos, e isso é especialmente relevante no contexto da Covid-19. As mulheres também devem esperar estágios pós-operatórios de cura — dor, prurido, cicatrizes — o que pode atrasar os resultados desejados até certo ponto", afirma Goda Astrauskaite.

Além da vaginoplastia e da labiaplastia, a Clínica Nordestésica também outras cirurgias íntimas para mulheres, visando melhorar a saúde íntima. De acordo com a cirurgiã plástica, cerca de 20 mulheres de países estrangeiros, com idades entre 30 e 45 anos, selecionam cirurgias íntimas na Clínica todos os meses, com até 4 de 5 optando por combinar os procedimentos com outras cirurgias plásticas.

Uma vez que os procedimentos íntimos são realizados apenas quando os profissionais médicos os consideram necessários e seguros para a saúde dos pacientes, cerca de 15% são rejeitados após a realização de exames e consultas.

Fonte: 
Blue Oceans PR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay