Vacinas Covid-19

Reino Unido oferece alternativas à AstraZeneca a menores de 40 anos

O risco de trombose associado à inoculação com a vacina da AstraZeneca, levou as autoridades sanitárias britânicas a decidirem permitir que as faixas etárias abaixo dos 40 anos possam escolher com que vacinas pretendem ser vacinadas. Entre as alternativas à vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, estão a vacina da Pfizer, Moderna ou Novavax.

Segundo o Comité de Vacinação e Imunização Britânico (JCVI), existe um risco associado a estes eventos tromboembólicos raros acrescido em indivíduos menores de 30 anos. No entanto, embora este risco não seja tão elevado como nas faixas etárias mais elevadas, as autoridades decidiram, ainda assim, que é preferível utilizar uma alternativa para minimizar os riscos.

A atual estratégia do Governo britânico parece ser a utilização do remanescente das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna para imunizar indivíduos com menos de 40 anos, utilizando o composto AstraZeneca para completar o ciclo das segundas doses. Esperam também superar a relutância de alguns jovens em serem imunizados pelo possível aparecimento de trombos, uma vez que as outras alternativas surgem sem esses riscos e a mensagem a transferir para eles é que a vacina é a única forma de proteger os seus pais e avós.

 

 

Fonte: 
The Times
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock