Workshop

Reguladores globais discutem caminho para alinhamento regulatório na resposta à variante Ómicron

A 12 de janeiro, reguladores de todo o mundo discutiram a resposta regulamentar global à variante Covid-19 Ómicron durante um workshop, copresidido pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, sob a égide da Coligação Internacional das Autoridades Reguladoras do Medicamento (ICMRA). O objetivo da reunião foi rever os elementos de prova disponíveis para a eficácia das vacinas Covid-19 aprovadas contra a variante Ómicron e alcançar o alinhamento nos principais requisitos regulamentares para apoiar o desenvolvimento de uma possível vacina adaptada.

Congratulando-se com os participantes dos 24 membros e 13 membros associados e peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comissão Europeia, Emer Cooke, Diretora Executiva da EMA e presidente da ICMRA, afirmou: "Hoje não se trata apenas da resposta regulatória à Ómicron, mas também de preparar o cenário para uma discussão mais estratégica sobre que tipos de vacinas podem ser necessárias a longo prazo para gerir adequadamente a COVID-19. Estas decisões não são só para os reguladores. É necessária colaboração em todos os intervenientes neste espaço, incluindo decisores de saúde pública a nível nacional, regional e global. Neste contexto, temos de sublinhar a importância da colaboração com a OMS para tomar uma decisão sobre atualizações de tensão".

Embora a maioria dos dados disponíveis sugira que as vacinas aprovadas estão a perder eficácia na proteção contra infeções e doenças leves, continuam a fornecer uma elevada proteção contra as pessoas que desenvolvem doenças graves e a necessidade de hospitalização ligada à variante Ómicron.

Quando se analisam os requisitos regulamentares para qualquer vacina variante, houve um amplo consenso quanto à necessidade de dados clínicos para a aprovação de uma nova vacina atualizada.

O workshop foi copresidido por Peter Marks, Diretor do Centro de Avaliação e Investigação biológica (CBER) da FDA dos EUA, e Marco Cavaleri, Chefe da Estratégia de Ameaças e Vacinas biológicas na EMA, e reguladores da África do Sul e Israel partilharam as suas experiências. Foi o terceiro de uma série de workshops sobre o desenvolvimento de vacinas COVID-19 e variantes de vírus realizadas pela ICMRA em 2021. Estes workshops sublinham o poder da liderança da ICMRA em alcançar o alinhamento entre os reguladores para acelerar e agilizar o desenvolvimento global e autorizar vacinas COVID-19 novas ou modificadas contra as variantes emergentes do coronavírus. Mais detalhes sobre as discussões e os resultados da reunião serão partilhados nos próximos dias.

 

Fonte: 
Agência Europeia de Medicamentos (EMA)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay