Innovation Lab Talks Webinar Cycle

Recuperação após um desastre natural obriga a uma forte capacidade de adaptação e coordenação entre todas as entidades

Coordenação, forte capacidade de adaptação e estreita colaboração entre todas as entidades operacionais no terreno são fulcrais para uma resposta eficiente e efetiva após um desastre natural.

Uma forte capacidade de adaptação e coordenação entre todas as entidades, são pontos fulcrais para a recuperar a sociedade após um desastre natural. Esta foi a opinião expressa pelos convidados da sessão “Logistics Reconstruction in a Post-Natural Disaster Scenario”, a última do “Innovation Lab Talks Webinar Cycle – How to Adapt Logistics to Extreme Situations?”, organizado pela APP – Advanced Products Portugal, com o objetivo de debater a capacidade de adaptação da logística portuguesa a situações extremas.

Tendo como situação um desastre natural, a terceira sessão teve como convidados Tânia Barbosa, Director of International Department da AMI, Tiago Garcia, Transport Center Manager da Luís Simões, José Cordeiro, Product/Supplier Quality Manager da Auchan e Manuel Pizarro, CEO da APP, que debateram em conjunto a resposta da logística neste cenário.

Tânia Barbosa, Director of International Department da AMI, destacou a importância da colaboração entre os vários atores envolvidos, assim como o prolongamento de sinergias pré-existentes e a sua aplicabilidade nos territórios afetados. A avaliação correta da complexidade da situação em curso é fundamental para resolver os problemas imediatos de uma situação de crise humanitária e a sua priorização adequada. Já Tiago Garcia, Transport Center Manager da Luís Simões, referiu que embora o mundo esteja a sofrer cada vez mais com desastres naturais de vários tipos, a tecnologia que dispomos atualmente permite dar resposta adequada. O mesmo responsável considera também que é importante que as organizações tenham a capacidade de investir para além do imediato, de forma a poderem se preparar para situações inesperadas. José Cordeiro, Product/Supplier Quality Manager da Auchan, destacou a importância de encontrar os recursos necessários rapidamente e que para tal uma excelente relação de confiança construída com os fornecedores é vital, assim como a identificação de parceiros noutras regiões ou continentes que permitam manter o fluxo de abastecimento. Numa situação de emergência a facilidade de utilização dos equipamentos por qualquer pessoa independentemente da sua formação e conhecimento, garantido a qualidade e o fornecimento de medicamentos e outros bens essenciais, foi um dos pontos destacados por Manuel Pizarro, CEO da APP. O líder da APP salientou ainda a importância dos investimentos prévios e a coordenação das entidades no terreno para que a ajuda seja dada a quem precisa, sem desperdícios e entropias.

O ciclo “Innovation Lab Talks Webinar Cycle – How to Adapt Logistics to Extreme Situations?” foi composto por 3 sessões. Cada sessão dedicou-se a analisar um cenário extremo específico. Os cenários analisados ao longo do ciclo foram: How Can Logistics Handle a Technological Crash?  Modelling Logistics in Response to Bioterrorism e Logistics Reconstruction in a Post-Natural Disaster Scenario.

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay