Realizados 100.000 rastreios à diabetes tipo 1 em crianças e jovens

Em Portugal, a iniciativa está a ser implementada pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), através da campanha “O seu filho tem um dedo que adivinha”. Ao longo de um ano e meio, a campanha nacional já realizou o rastreio a 12.300 crianças e adolescentes – a meta definida inicialmente para os quatro anos de duração do projeto era de dez mil rastreios em Portugal –, contribuindo de forma significativa para o sucesso global do projeto. Os resultados revelaram que uma em cada 300 crianças rastreadas já está a desenvolver a doença de forma silenciosa.
"Chegar a metade do objetivo europeu é uma notícia fantástica, e em Portugal estamos muito orgulhosos da nossa contribuição através da campanha ‘O seu filho tem um dedo que adivinha’", afirma João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP. "O nome da nossa campanha reflete a simplicidade de um gesto — uma picada no dedo — que pode, literalmente, mudar o futuro da saúde de uma criança. Os 12.300 rastreios feitos em Portugal revelam a consciencialização crescente da população relativamente à diabetes tipo 1, o que nos tem permitido identificar crianças e jovens nos estádios muito iniciais da doença, muito antes de apresentarem sintomas, para que possam ser devidamente acompanhadas", remata.
As crianças identificadas com DT1 em estádio inicial são monitorizadas de perto pela APDP, através do programa de seguimento “EDENT1FI FOLLOW”, onde, ao lado da família, recebem todo o apoio, educação e informação sobre os passos seguintes, garantindo uma entrada segura e controlada na vida com DT1.
A DT 1 é uma doença crónica na qual o sistema imunitário ataca as células produtoras de insulina. O diagnóstico tardio pode levar a emergências médicas potencialmente fatais. Com um simples teste, que requer apenas umas gotas de sangue, é possível detetar os marcadores da doença e intervir atempadamente.
Para mais informações sobre a campanha visite: https://odedoqueadivinha.pt/.
