Balanço INEM

Quase 2 mil casos passaram pela Via Verde AVC nos primeiros 5 meses do ano

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionaram a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC) 1.996 vezes durante os primeiros cinco meses do ano.

Segundo com o INEM, o acionamento da Via Verde do AVC é a garantia de que utentes com sinais e sintomas de AVC são corretamente assistidos e encaminhados para a unidade hospitalar melhor preparada para os receber.

Apesar da diminuição global das chamadas atendidas nos CODU do INEM durante o início da pandemia de Covid-19, registou-se somente uma ligeira diminuição da ativação da Via Verde do AVC na segunda quinzena de março e primeira de abril.

Em 2019, foi acionada 4.263 vezes, cerca de 350 acionamentos mensais, estando os números deste ano, 2020, em linha com os do ano passado. "Este facto demonstra que o INEM e o Sistema Integrado de Emergência Médica mantiveram toda a disponibilidade para a prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar", destaca o INEM.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock