Sociedade Europeia de Oncologia Médica renova acreditação

Qualidade clínica das Unidades de Cuidados Paliativos CUF volta a ser reconhecida por entidade internacional

As Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo e do Hospital CUF Porto voltaram a ser acreditadas pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), como unidades certificadas e de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia. Esta distinção - a mais relevante e prestigiante a nível europeu - vem comprovar o compromisso destas unidades com a qualidade clínica e humanização dos cuidados.

Após terem recebido as primeiras distinções, em 2015 e 2018 respetivamente, o Hospital CUF Tejo e o Hospital CUF Porto voltam a ser reconhecidos como Centros Integrados de Cuidados Paliativos e Oncologia, o que lhes permite integrar a rede europeia da ESMO Designated Centres.

Esta reacreditação, concedida por uma das sociedades médicas mais relevantes a nível internacional na área da Oncologia, assenta na avaliação de práticas clínicas de qualidade e na importância, para o doente oncológico, da intervenção precoce de cuidados paliativos ao longo da doença e não apenas nos últimos dias de vida. 

“Confirma-se assim que a Oncologia e os Cuidados Paliativos podem e devem ser prestados em simultâneo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes, com benefícios para os próprios e para as suas famílias e cuidadores”, reforça Carolina Monteiro, Responsável da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto.

De acordo com Luísa Pereira, Coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo, esta premissa contribui para “desmistificar que os cuidados paliativos não se destinam apenas a doentes em fim de vida. As equipas diferenciadas de cuidados paliativos, da qual fazem parte médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, entre muitos outros, acompanham doenças crónicas e progressivas, nomeadamente oncológicas, qualquer que seja o estádio da doença”.

As equipas multidisciplinares e interdisciplinares de Cuidados Paliativos da CUF prestam assistência aos doentes no internamento, consulta, Hospital de Dia de Oncologia ou em casa, através dos Cuidados Domiciliários e regem-se por uma política de admissão de doentes sempre que o doente necessite destes cuidados.  

A obtenção desta acreditação, pela segunda vez consecutiva, vem comprovar o compromisso permanente destas unidades com a qualidade clínica e a humanização dos cuidados prestados aos doentes, em linha com as melhores práticas internacionais.

 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock