Dia Mundial do Não Fumador

Pulmonale alerta que 85% dos cancros do pulmão se devem ao tabaco

Em Portugal, todos os anos ocorrem cerca de 13 mil mortes associadas ao consumo de tabaco. Em vésperas de se assinalar o Dia Mundial do Não Fumador, a Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão vem alertar para os riscos fumo do tabaco.

Para além de ser um importante fator de risco para o Cancro, o fumo do tabaco está entre as principais causas de múltiplas doença cardíacas e respiratórias. 

“As pessoas devem ter presente que o consumo de tabaco contribui para 85% dos cancros do pulmão, que é a doença oncológica com maior taxa de mortalidade”, refere a presidente da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão.

“Em Portugal, anualmente são diagnosticados 5200 novos casos e morrem mais de 4600 pessoas”, salienta Isabel Magalhães, “e isto apesar dos enormes avanços que têm sido desenvolvidos nesta área, onde a evolução da ciência permite hoje novas terapêuticas com grandes benefícios em termos de sobrevivência com qualidade de vida”.

E como “o pulmão não dói e alguns dos sintomas são muitas vezes interpretados e associados pelas pessoas a outras doenças, torna o diagnóstico muitas vezes tardio, com consequências no tratamento. Até por este facto, o melhor é mesmo antecipar o problema, ganhando a consciência que devem evitar o consumo de tabaco”, alerta.

 

Fonte: 
Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay