Estudo

Puberdade precoce associada ao aumento do risco de diabetes nos homens

De acordo com um estudo publicado no jornal científico de Diabetologia, uma puberdade precoce está associada a um maior risco de diabetes tipo 2 nos homens.

Claes Ohlsson, professor da Academia Sahlgrenska na Universidade de Gotemburgo na Suécia, e sua equipa de investigação, examinaram a associação entre o momento da puberdade e o risco de diabetes tipo 2 do adulto, em homens suecos. Foram incluídos dados de 30.697 homens que tinham dados do índice de massa corporal (IMC) aos 8 e 20 anos de idade e que, na idade do pico de velocidade de crescimento (peak height velocity, PHV), tinham uma avaliação objetiva do momento da puberdade.

Os pesquisadores observaram associações inversas entre a idade do PHV e o diabetes tipo 2 precoce e tardio (proporções de risco: 1,28 e 1,13, respetivamente, por diminuição de ano na idade do PHV). As associações foram semelhantes depois de ajustar para o IMC na infância (proporções de risco: 1,24 e 1,11, respetivamente).

Um PHV precoce também foi um preditor para o uso de insulina no tratamento do diabetes tipo 2 (diminuição de 1,25 por ano da idade no PHV). O fator populacional atribuível indicou que menos 15% de indivíduos diagnosticados com a doença, teriam desenvolvido diabetes tipo 2 se sua puberdade não tivesse sido precoce, pressupondo um maior risco para aqueles com idade do PHV abaixo da mediana.

“Esses achados fortalecem o conceito de que a puberdade precoce faz parte de uma trajetória adversa durante a infância e adolescência e que um IMC elevado, antes e depois da puberdade, contribui” para o desenvolvimento da diabetes, disse um coautor do estudo, que pode ser consultado através do linK https://link.springer.com/article/10.1007/s00125-020-05121-8.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock