"Encontre o Seu Dermatologista"

PSOPortugal desenvolve solução para ajudar os doentes com psoríase a ter acompanhamento adequado

A Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal) desenvolveu uma solução – “Encontre o Seu Dermatologista” - que permite aos doentes combater uma das principais dificuldades que sentes com a doença: a falta de especialistas e/ou concentração geográfica dos mesmos.

A psoríase é uma doença de pele crónica, não contagiosa, que afeta entre 200 a 250 mil portugueses1 e foi reconhecida pela OMS como uma doença não contagiosa grave. Um dos maiores problemas é o sofrimento desnecessário dos doentes devido a diagnósticos tardios ou incorretos, tratamento desadequado e estigmatização social.

Adicionalmente, a falta de especialistas, ou concentração geográfica dos mesmos, faz com que “cerca de um terço dos doentes esteja subdiagnosticado e um terço subtratado”, tal como referiu o Paulo Ferreira, médico dermatologista. Esta falta de acompanhamento leva a que as pessoas afetadas pela doença enfrentem problemas diários, muitas vezes sem necessidade. Por estas razões, a PSOPortugal - Associação Portuguesa da Psoríase desenvolveu uma solução - "Encontre o Seu Dermatologista" - no seu website para ajudar os doentes e familiares de doentes a encontrar um dermatologista mais facilmente. Através de uma simples pesquisa por distrito, concelho e/ou código-postal, as pessoas vão conseguir ter informação sobre os dermatologistas que estão disponíveis para consulta perto das suas áreas de residência.

“Esta é apenas uma das iniciativas que a PSOPortugal desenvolveu enquanto voz na defesa dos doentes com psoríase em Portugal, especialmente para as pessoas que procuram informação sobre a patologia e sobre como encontrar a ajuda médica necessária, ajudando a promover a melhoria da qualidade de vida dos doentes com psoríase”, afirma Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal.

 

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock