Católica e Amyris Inc lançam 2ª edição de Prémio Internacional em Biotecnologia

Projetos inovadores em biotecnologia serão distinguidos por Prémio Internacional da Amyris

Distinguir projetos “fora da caixa” de base biotecnológica que podem ter um grande impacto na sociedade. Este é o grande objetivo do Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award. Uma iniciativa conjunta entre a Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e a sua Associação de Antigos Alunos (ALUMNI), em parceria com a Amyris Inc. Este ano o prémio terá duas categorias de acordo com a maturidade dos projetos: “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award”. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 20 de setembro de 2022.

Hugo Choupina, coorganizador do evento e vice-presidente da Associação ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia, destaca que “o principal objetivo é o de apoiar a transição de ideias e atividades de investigação inovadoras para o mercado e, ainda, realçar a importância de promover projetos biotecnológicos inovadores e ‘fora da caixa’, para que seja possível obter impactos positivos, sustentáveis e mensuráveis na Sociedade.” Tiago Gonçalves e Anabela Veiga, coorganizadores do evento e membros da ALUMNI, acrescentam ainda que “o facto de a Amyris se associar a esta iniciativa novamente, demonstra que o caminho que estamos a trilhar é de relevo nacional, mas também internacional.”

Ana Leite Oliveira, coorganizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, refere que “gerar inovação a partir do conhecimento biotecnológico é um desafio, mas projetos de alto impacto, focados em objetivos concretos, irão certamente contribuir para importantes desenvolvimentos sociais e económicos."

“Estamos orgulhosos em apoiar empreendedores que se dedicam a criar um impacto positivo no nosso planeta, promovendo mudanças e inovações dentro da Economia Circular”, salienta John Melo, presidente e CEO da Amyris. “Os BIG Impact Awards deste ano reconhecerão empresas e indivíduos que se dedicam a ideias inovadoras, disruptivas e escaláveis que irão conduzir ter um impacto significativo num mundo por explorar,” conclui.

Os vencedores do Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award, este ano subdividido em “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award”, serão anunciados na 4ª edição do Fórum de Inovação em Biotecnologia: “Think Big in Biotecnology”. Este ano o evento decorre a 12 de novembro e terá como tema “Accelerating bio-innovation, now!”.

Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award é uma iniciativa da Associação de Antigos Alunos (ALUMNI) da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Amyris. Este ano o prémio terá duas categorias de acordo com a maturidade dos projetos - “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award” que se irão traduzir na atribuição de 7.500€ e de 2.500€, respetivamente. As candidaturas decorrem até 20 de setembro de 2022. Para mais informações e consulta do regulamento do concurso, consultar: FIB 2022 | Universidade Católica Portuguesa no Porto (ucp.pt).

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Católica Portuguesa no Porto