Avaliar e antecipar o risco de os pacientes desenvolverem nefropatia diabética

Projeto sobre Nefropatia Diabética da Nova SBE vence prémio científico ibérico

A primeira edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards, promovida pelo SAS, líder mundial em analítica avançada e inteligência artificial, em conjunto com a SPAIN AI e a Data Science Portuguese Association (DSPA), divulgou recentemente os seis projetos premiados do concurso. Entre eles, existe um único vencedor português, reconhecido com “Ouro” na categoria Data4Good: o projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”, desenvolvido pelo Data Science Knowledge Center da Nova SBE em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI, através da Iniciativa para a Equidade Social.

O projeto, proposto pela APDP no âmbito do programa Data for Change, foi liderado por Rogério Ribeiro (APDP) e Leid Zejnilovic (Nova SBE Data Science Knowledge Center) e desenvolvido por uma equipa constituída por Eduardo Hidalgo García, Miguel Matos, Carlos Gomes, Bruna Riboldi e Lénia Mestrinho. O projeto visa avaliar e antecipar o risco de os pacientes desenvolverem nefropatia diabética, uma doença renal crónica, através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning.

Tendo como objetivo final apoiar a equipa médica da APDP na tomada de decisões informadas para introduzir intervenções que possam evitar, ou pelo menos, adiar o desenvolvimento desta complicação renal, este projeto é um exemplo do uso da Analítica Avançada para a tomada de decisões clínicas baseadas em dados.

Leid Zejnilovic, co-fundador do Data Science Knowledge Center e Professor na Nova SBE, refere que “toda a equipa, APDP e Nova SBE, reagiu de forma muito positiva à notícia do prémio. Estamos todos muitíssimo motivados a investir o nosso tempo e competências em projetos que têm o potencial de causar um impacto positivo na sociedade. Não há dúvida que este prémio reforça as nossas aspirações para continuar a aprender e agir em busca de um impacto social cada vez maior, em colaboração com organizações na Península Ibérica e no resto do mundo.”

“Hoje em dia, temos uma oportunidade única de transformar a nossa sociedade numa sociedade melhor, baseada em evidências, mais ética, justa e inclusiva. E a ciência de dados continua a contribuir para compreendermos, cada vez melhor, os mecanismos da natureza e mudarmos as nossas perceções daquilo que é possível fazer. Tem havido cada vez mais discussões importantes sobre o futuro dos empregos, ética, justiça, preconceito e equidade, sendo que a maioria destas discussões é sobre questões que há muito assolam o mundo, a diferença é que agora sabemos mais sobre essas questões e temos a oportunidade e obrigação de fazer algo a seu respeito.” conclui Leid Zejnilovic.

Com os Curiosity Data Science Iberian Awards o SAS pretende homenagear e reconhecer os cientistas de dados pela sua curiosidade e trabalho na resolução de problemas, assim como inspirar as novas gerações e promover a inovação em Portugal e Espanha.

 

 

Fonte: 
BA&N
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.