Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

Projeto inovador de transporte pneumático de medicamentos

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira está a implementar um projeto inovador de transporte pneumático de medicamentos, que permitirá a deslocação direta de fármacos, desde os serviços farmacêuticos até aos diferentes serviços clínicos do hospital, promovendo desta forma a desmaterialização, eficiência e segurança do circuito interno do medicamento.

Este sistema, que alia as potencialidades do PharmaTrac, uma solução que valida a administração de medicação por leitura de código de barras, a um sistema de tubagem para transporte pneumático de medicamentos, tornará possível a rastreabilidade integral dos fármacos, desde que estes são expedidos da farmácia, até ao momento em que são administrados aos utentes. Para além da segurança potenciada por este processo, aumentará também a disponibilidade dos profissionais de saúde que se encontram à cabeceira do utente, para outras tarefas associadas à prestação de cuidados. 

Este projeto, que visa a integração de sistemas na área do medicamento, resulta de uma parceria entre o CHUCB e a empresa BIQ Health Solutions. 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.