Identificar os sinais de um AVC e agir atempadamente

Projeto educativo FAST Heroes 112 alcança 1 milhão de crianças em todo o mundo

O projeto educativo FAST Heroes, que educa crianças para que saibam identificar os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), alcançou um marco global ao transformar um milhão de crianças em "super-heróis" capazes de salvar vidas. Portugal tem sido uma peça fundamental neste sucesso, contando já com a participação de mais de 15 mil crianças em mais de 350 escolas.

“Estamos incrivelmente orgulhosos por alcançar este marco e gratos a todas as pessoas que o tornaram possível, incluindo professores, profissionais de saúde, pais, avós e, claro, as crianças”, afirma Jan Van der Merwe, um dos criadores do projeto FAST Heroes. “A missão continua e esperamos agora educar o próximo milhão de crianças. Juntos, podemos salvar o mundo, um avô de cada vez.” 

Ao longo da vida, uma em cada quatro pessoas terão um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e a segunda causa de morte a nível global, provocando, segundo os dados mais atualizados da Organização Mundial do AVC, cerca de sete milhões de mortes todos os anos.  

O tempo de reação é vital para o sucesso do tratamento e para minimizar as sequelas. Com isto em vista, o FAST Heroes tem a missão de capacitar as crianças entre os 5 e os 10 anos, que frequentemente passam tempo com os avós – uma população de maior risco, ensinando-os a reconhecer os sinais de um AVC e a ligar imediatamente para o 112. 

A aprendizagem é facilitada por recursos interativos e gratuitos, onde as crianças são guiadas pelos super-heróis Francisco (Face), Fernando (Força) e Fátima (Fala), que as ensinam a detetar os três principais sinais de AVC. O herói Tomás (a Tempo) reforça a mensagem central: cada segundo conta e é preciso agir rápido. Desta forma, as crianças assumem um papel ativo na proteção da saúde familiar e tornam-se embaixadoras da iniciativa em sua casa, e não só. Ao partilharem este conhecimento vital, garantem que todos os familiares aprendem também a reconhecer os sinais de um AVC e agir atempadamente. 

Desenvolvido em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, o FAST Heroes é apoiado por entidades como a Organização Mundial do AVC, a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Iniciativa Angels. 

O projeto já chegou a cerca de 30 países e continua a expandir-se em Portugal com o objetivo de chegar a cada vez mais escolas e famílias. Professores e encarregados de educação podem inscrever as suas turmas ou crianças de forma gratuita, juntando-se a este movimento global de pequenos heróis através do site oficial.  

 

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.