A primeira fase atribui 392.000 euros aos concorrentes vencedores

Projeto eCare Health seleciona oito propostas de soluções para gerir a fragilidade dos idosos

O projeto europeu eCare Health selecionou oito propostas de soluções inovadoras para gerir a fragilidade dos idosos, como resultado do concurso lançado no Verão passado através da plataforma da JAGGAER, o coordenador inicial da iniciativa.

Os oito selecionados nesta primeira fase, entre os quais a Universidade Politécnica de Madrid ou o Hospital Universitário de Getafe, irão desenvolver e testar as suas soluções nas quatro instituições compradoras em condições reais: o Consorci Sanitari Integral de Hospitalet e a Câmara Municipal de Santander em Espanha; a Azienda Sanitaria Locale de Benevento em Itália e o Hospital Universitário de Aachen na Alemanha.  

Os candidatos selecionados, todos eles PMEs e organizações de saúde, a maioria dos quais representados em Espanha, receberão 392.000 euros nesta primeira fase dos 3,9 milhões de euros atribuídos ao projeto. 

A eCare é financiado a 90% pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, e coordenado por um consórcio de oito entidades públicas e privadas. Através da prevenção e da gestão integrada proporcionada pelos projetos vencedores, o objetivo é promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde. 

Foi lançado um concurso em julho de 2021, tendo sido recebidas um total de 19 propostas, representando 58 entidades participantes de oito países europeus. 

Processo de avaliação e desenvolvimento de protótipos 

A fragilidade afeta 1 em cada 4 adultos com mais de 85 anos de idade na Europa. Embora a longevidade seja uma das maiores realizações das sociedades modernas, a qualidade de vida dos adultos mais velhos nos seus últimos anos pode ser agravada por fragilidade e doenças crónicas. 

As ideias submetidas para soluções deste problema passarão por um processo de avaliação antes do Verão e as quatro melhores passarão à segunda fase de desenvolvimento de protótipos.

 

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay