Unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional eletiva

Projeto do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa vence 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

O projeto Clínica APIC, do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS), uma unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional eletiva, venceu a 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

De acordo com um comunicado, o projeto Clínica APIC distinguiu-se por ser uma «unidade mais ágil e segura», que «centraliza num único espaço/momento todos os procedimentos administrativos de admissão e cuidados de enfermagem» relacionados com os doentes que seguem para cirurgia.

A unidade do CHTS – que começou a funcionar no início de setembro de 2020, nos dias úteis, entre as 07 e as 19 horas – permitiu «diminuir o tempo médio de internamento cirúrgico, bem como reduzir a taxa de ocupação hospitalar».

A Clínica APIC «veio permitir um melhor planeamento da estadia hospitalar antes da intervenção cirúrgica», realça o documento, destacando uma «maior humanização dos cuidados e a possibilidade de fornecer acompanhamento em todo o processo (contacto personalizado entre os familiares e os enfermeiros)» e também uma «maior satisfação dos doentes e profissionais de saúde, visto que estes últimos passaram a prestar melhores cuidados e a agilizar as altas».

A tudo isto acrescem benefícios para «a segurança do doente», uma «menor taxa de complicações» e uma «menor probabilidade de risco de infeções».

O júri do prémio – no valor de cinco mil euros – assinalou ainda que o projeto tem «um grande grau de aplicabilidade» no Serviço Nacional de Saúde, podendo ser implementado em diferentes instituições hospitalares com «apenas uma reorganização de serviços».

Entre as 36 candidaturas recebidas, o júri da 8.ª edição do prémio decidiu ainda atribuir uma primeira menção honrosa à cirurgia de ambulatório e hospitalização domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama, do Centro Hospitalar Universitário de São João; e duas segundas menções honrosas ao sistema de rastreabilidade têxtil, do Centro Hospitalar Universitário de São João, e à prevenção de quedas, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APAH