Próstata de Lés a Lés

Projeto de sensibilização para o Cancro da Próstata leva informação de norte a sul do país

Cerca de 85% dos doentes com Cancro da Próstata quando diagnosticados numa fase inicial ficam curados. E não, ter cancro da próstata não é sinónimo de disfunção eréctil. São vários os mitos sobre o cancro da próstata que é necessário a esclarecer. Tendo esse objetivo em mente, a Janssen, a Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a APD Próstata uniram-se para a sensibilização de uma doença que afeta muitos homens. Para quebrar tabus, desmistificar mitos e aumentar a informação, até 10 de dezembro, será possível acompanhar o projeto Próstata de Lés a Lés.

Os homens devem ser responsáveis pela sua saúde com visitas periódicas ao médico de família. Na generalidade dos casos a idade correta para o exame da próstata é a partir dos 45 anos. O diagnóstico faz-se com uma análise sanguínea PSA (antigénio específico da próstata) e toque retal. O cancro da Próstata está intimamente ligado com o envelhecimento, sendo a incidência muito superior em homens mais velhos, mas há exceções. Em média, cerca de 4 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com menos de 65 anos.

"O principal papel é chamar a atenção dos homens que têm entre 45 e 50 anos para a importância de fazerem um exame periódico à próstata. Quanto mais cedo se tratar um diagnóstico positivo, melhor vai ser o prognóstico, com menos complicações e uma melhor qualidade de vida no futuro”, afirmou José Graça, vice-presidente da APDP.

Para o presidente da Associação Portuguesa de Urologia, Luís Abranches Monteiro, é fundamental “aumentar a capacidade de ver os doentes de primeira vez e ser mais céleres nos diagnósticos precoces".

“Sentimos que a nossa responsabilidade vai mais além dos tratamentos inovadores que trazemos para o mercado. As conversas com os médicos vão provavelmente desmistificar muitas questões que erradamente estão enraizadas na população e no conceito da masculinização que a sociedade tem.", referiu Filipa Mota e Costa, diretora-geral da Janssen.

Neste projeto ouvimos urologistas que nos explicam quais as preocupações, quais os caminhos que têm sido percorridos em direção ao tratamento. Mas também estão a ser ouvidos homens e mulheres, de norte a sul do país, aproximando-os da temática e sensibilizando-os para a necessidade de obterem mais informação.

Esta iniciativa conta com a parceria com a TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, onde todos os conteúdos são difundidos e partilhados.

A viagem pode ser seguida aqui.

 

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay