Artrite Reumatoide

Projeto de enfermeiro do CHUC propõe intervenções adjuvantes para melhorar impacto da artrite reumatoide

Comemora-se hoje, dia 20 de outubro, pela primeira vez, o “Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência”. Trata-se duma iniciativa global que se propõe dar visibilidade à necessidade de utilizar as melhores evidências para informar a prática clínica, a tomada de decisões e as políticas de saúde.

Sob este mote foram selecionadas várias “histórias de impacto” relevantes internacionalmente das quais se destaca o projeto: "Reducing the impact of rheumatoid arthritis on people’s lives". Este projeto enquadra-se no doutoramento em Ciências de Enfermagem que está a ser realizado pelo enfermeiro Eduardo Santos e corporiza os esforços da equipa de investigação do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado por José António Pereira da Silva.

Eduardo Santos explica que “o projeto estuda a hipótese de que o impacto da artrite reumatoide na vida das pessoas pode e deve ser melhorado através da introdução de intervenções adjuvantes visando os domínios não controlados do impacto da doença, especialmente depois de se conseguir a remissão do processo inflamatório.

Para o efeito, a equipa através da realização de uma revisão alargada foi capaz de identificar e caracterizar todas as intervenções não farmacológicas disponíveis, permitindo assim aos profissionais de saúde escolher e promover intervenções dirigidas para os domínios relevantes, utilizando uma estratégia centrada na pessoa.”

E continua dando nota de que “para promover a implementação destas intervenções na prática clínica, a equipa adicionalmente promoveu a realização das "Recomendações multidisciplinares portuguesas para intervenções não-farmacológicas e não-cirúrgicas em pessoas com artrite reumatoide", tendo integrado neste processo todas as sociedades científicas e associações de doentes relevantes de Portugal.”

Eduardo Santos refere ainda que “a equipa acredita que estas contribuições podem ter implicações importantes para uma mudança de paradigma na prática clínica e melhoria do atendimento aos doentes, promovendo o imperativo ético de colocar o impacto da doença na vida dos doentes no centro dos objetivos do tratamento. Para tal, é promovida a plena integração de intervenções farmacológicas e não farmacológicas, no contexto de uma equipa multidisciplinar.”

“Tendo o Serviço de Reumatologia do CHUC como lema “Promover Felicidade Mediante Cuidados de Excelência” é com empenho e orgulho que continuamos a contribuir para a melhoria de vida das pessoas”, declara Eduardo Santos.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock