Pós-Graduação passa também a ser acreditada pela Ordem dos Psicólogos

Programa de Comunicação Integrada em Saúde conta com o patrocínio científico da SPLS

A 1ª Pós-Graduação em Comunicação Integrada em Saúde, da Universidade Europeia, conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, reforçando a credibilidade e relevância deste programa. Esta parceria reflete-se num Protocolo de Colaboração, que conta também com ANESC - Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe.

Mas as novidades relativamente ao Programa em Comunicação Integrada em Saúde, coordenado pelo Professor Ricardo Mena e pela Professora Teresa Santos, não ficam por aqui já que passou também a ser acreditado pela Ordem dos Psicólogos, que atribui um reconhecimento de excelência da qualidade científico-pedagógica.

O Protocolo de Colaboração prevê a promoção de estratégias, iniciativas e ações que contribuam para a literacia em saúde individual, organizacional e pública, e, além disso, assenta nas parcerias, na rede colaborativa e no investimento nas pequenas comunidades (juntas de freguesia) com ativação de todos os cidadãos.

“A Universidade Europeia congratula-se com o presente Protocolo através do qual se pretende atingir uma sociedade com maior literacia em saúde, sobretudo da comunidade escolar (estudantes, docentes e discentes) criando e fortalecendo mais competências para a tomada de decisão, promovendo, por isso, uma sociedade mais inclusiva e equitativa, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, sublinha Hélia Gonçalves Pereira, Reitora da Universidade Europeia.

"Este é um momento de grande relevância para a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde [SPLS]. Sabemos que através da educação, associada à literacia em saúde, as pessoas adquirem competências maiores que lhes permitem desenvolver e vivenciar uma melhor qualidade de vida. Num ecossistema que conjuga cada vez mais uma intervenção para uma saúde única (One Health - ambiente - pessoas – animais) esta parceria vai reforçar estratégias e ações destinadas a fortalecer as redes de parcerias entre os vários stakeholders onde a SPLS e a Universidade Europeia serão sem dúvida, fortes catalisadores de melhores resultados em saúde e de bem-estar das populações visadas", afirma a Presidente da SPSL, Professora Cristina Vaz de Almeida.

O Protocolo assenta em 5 eixos de atuação, nomeadamente: formação e sensibilização da comunidade escolar ao longo do ciclo de vida, promoção de experiências sensoriais sobre estilos de vida saudável (projeto RITMO), projetos de intervenção comunitária em associação com a comunidade escolar (Projeto ATIVAR), cuidados seguros de saúde e Suporte Básico de Vida e melhoria da rede de conexões dos cidadãos.

A Universidade Europeia, a SPLS e a ANESC vão estabelecer formas de cooperação como a realização de campanhas de promoção da literacia em saúde, organização conjunta de eventos, seminários, conferências e colóquios, bem como cursos de formação, sensibilização, ações de aprendizagem ao longo da vida, sobre temas de interesse para ambas as Instituições, com a possibilidade da disponibilização de profissionais e especialistas para a realização de atividades de interesse comum.

O intercâmbio de informações e de outra natureza, provenientes de levantamentos e investigações que possam resultar num aproveitamento de sinergias, a divulgação de atividades de interesse comum e a construção de parcerias visando a resolução de problemas concretos indicados pelas 3 entidades são as outras formas de colaboração previstas no Protocolo, que tem a duração de 1 ano.

Fonte: 
Universidade Europeia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Europeia